O que é o Telemarketing?
O Telemarketing é um serviço muito conhecido como a promoção de vendas por telefone. O que poucos sabem é que, além de trabalhar com a venda de serviços ou produtos por meio de ligações ativas, ele também funciona como um eficiente canal para atendimento ao cliente, inclusive no pós-venda.
Nesse sentido, o telemarketing é amplamente utilizado pelas empresas que, muitas vezes, são auxiliadas por um call center terceirizado para atender e/ou fazer ligações, visto que internalizar este serviço pode ser inviável financeiramente para empresas de pequeno e médio porte, devido aos custos elevados relacionados à infraestrutura, equipamentos de informática, ferramentas, além da disponibilidade de um espaço físico para implementação do setor.
Seja como for, o atendimento ao cliente por meio de ligações telefônicas é fundamental para as empresas, independentemente do seu porte, pois mesmo com os diversos canais de comunicação disponíveis atualmente, os consumidores não dispensam o atendimento telefônico, principalmente no processo de compra, suporte ou pós-venda. Por isso, o serviço de telemarketing é indispensável, além de um verdadeiro aliado para manter um bom relacionamento com o consumidor.
Nesse contexto, conheça os dois principais formatos de atendimento dessa solução:
Telemarketing Ativo: o contato é iniciado pela empresa , seja para prospecção de cliente, estimular uma recompra, auxiliar a retenção de clientes ou aplicar pesquisas de satisfação ou ações de pós-venda. Ou seja, ocorre uma ligação de dentro da empresa para fora.
Telemarketing Receptivo: quando o cliente liga para a empresa buscando atendimento de vendas, de suporte técnico, para reclamações e também pós-venda. Em outras palavras, a ligação ocorre de fora para dentro da empresa.
Diferenças com Call Center e Contact Center
Embora existam diversos serviços de atendimento e cada empresa busque por aquele que melhor atende às suas necessidades e as dos seus clientes, é importante atentar-se pois alguns se assemelham muito ao telemarketing, como é o caso do call center e contact center. Entenda suas diferenças abaixo.
Telemarketing: é um serviço de atendimento que trabalha, principalmente, com a promoção de vendas e oferta de produtos ou serviços por telefone, mas também pode fazer vendas receptivas, atender como suporte ao cliente (nicho de call center).
Call Center: uma central de atendimento, que, portanto, centraliza o recebimento ou a realização de ligações da empresa. Normalmente é mais focado no atendimento receptivo relacionado ao suporte técnico e ouvidoria.
Contact Center: Um modelo de serviço mais inovador, atende ao cliente não somente por ligação, mas também por e-mail, chat e mídias sociais, ou seja, pelo canal mais acessível do seu consumidor.
As vantagens do telemarketing são:
- Contato Direto: é a mídia mais pessoal e interativa que existe; 88% dos brasileiros preferem resolver assuntos por telefone.
- Otimização: em um mesmo contato de telemarketing, muitas informações podem ser passadas ou cadastradas de um mesmo cliente;
- Custo: é mais barato se vender pelo telemarketing, já que os custos de comissões, estrutura e logística são menores do que em uma loja;
- Velocidade: Um operador de telemarketing pode efetuar entre 70 e 140 contatos num mesmo dia, já um vendedor de campo pode, em média, visitar 12 clientes, no máximo.
Há diversas empresas de Telemarketing, entretanto, seu foco sempre são grandes contas, com mais de 10 PAs (posição de atendimento) e custos elevados para PMEs, o que não justifica pelo uso menos intenso comparado à grandes empresas.
Além disso, só para exemplificar, uma posição de Telemarketing ocupada das 7h às 19h (duas PAs por 6 horas), custa cerca de R$ 9.000,00/mês, cada. Uma posição de Telemarketing ocupada 24 horas (4 PAs mais folguistas), custa entre R$ 18.000,00 e R$ 25.000,00, cada.
Dependendo do porte do seu negócio, os custos de montar uma central de atendimento internamente ou contratar alguma empresa, podem ser muito elevados com base na real necessidade, por isso, existem alternativas mais acessíveis para pequenas e médias empresas como o Telemarketing Compartilhado.
Como contratar uma empresa de Telemarketing para PME:
Com os avanços tecnológicos de hoje, ficou muito mais fácil contratar o serviço de telemarketing para uma pequena ou média empresa, pois existe o chamado Telemarketing compartilhado. Nele, as PAs são multi-skill, atendem diferentes negócios, se baseiam em informações estruturadas pela empresa contratante e ainda podem atender mais de uma ligação de forma simultânea, garantindo mais oportunidades de negócio.
Existem três passos para você contratar o Telemarketing compartilhado
– Solicite uma proposta preenchendo o formulário abaixo.
– Defina um script de como nossas atendentes irão realizar as ligações em nome da sua empresa e como será o direcionamento das ligações, juntamente com um de nossos consultores.
– Divulgue o seu número de atendimento.
Outro ponto importante que contribui muito para as PMEs é que há opções de PAs compartilhadas que atendem 24 horas a partir de um custo variável e acessível por mês. Confira em nossos planos.
A Prestus é uma das primeiras empresas a abrir sua operação ao compartilhamento de PAs de Telemarketing, e hoje atendemos mais de 500 empresas em todo o Brasil, com operação 24 horas por dia, inclusive.
Aplicações:
- Telemarketing Receptivo
- Telemarketing Ativo
- PAs de Aluguel
- Telemarketing Terceirizado
- Telemarketing Compartilhado
- Entre outros
Fale agora mesmo com a Prestus via WhastApp ou ligue 0800 607 1538. Se preferir, agende uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre como funciona o nosso Telemarketing compartilhado.
Se você tem dúvidas se está na hora de melhorar o atendimento da sua empresa, descubra através do nosso quiz e ainda receba dicas de como melhorar!
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