Plantão ou Sobreaviso? Como reduzir as horas extras?

Como reduzir as horas extras

Use atendimento Actus 24 horas remoto/suporte de primeira linha, atendemos em nome da sua empresa.

Desde 2012, empreendedores têm mais um ponto para se preocupar, como se não bastasse a complexidade e insegurança jurídica da legislação trabalhista no Brasil. Conforme matéria da Folha, Celular e e-mail fora do trabalho podem dar hora extra, as regras do que é considerado plantão/hora-extra/sobreaviso passam a admitir o uso celular como um vilão.

Como forma de se prevenir problemas e custos trabalhistas, empresas estão adotando estratégias que representam níveis de risco diferentes à sua operação.

Além das estratégias abaixo, você pode contar com a Prestus também para fazer o atendimento 24 horas de 1ª linha, em nome da sua empresa e transformar funcionários em plantão (ou risco de alegarem plantão, à 150% do custo hora, 16 horas por dia!) em funcionários de sobreaviso (risco reduz para 33% do custo hora, que pode ser pago em folha). Para saber mais agende uma consultoria com um de nossos especialistas. Já para conhecer um breve descritivo deste serviço, visite a página: Atendimento 24 horas de 1ª linha – Actus.

Estratégia leves:

Reduzem pequena parte dos riscos anteriores e com o novo tratamento do uso de celulares e e-mail:

  • Comunicar claramente os horários de trabalho entre chefia e funcionários.
  • Desestimular que os funcionários trabalhem fora do horário de expediente.
  • Manter as mesmas escalas de plantão de antes, mas com maior espaçamento.

Estratégias moderadas:

Buscar medidas que gerem proteção à empresa, modificando alguns processos envolvendo o plantão/sobreaviso, tais como:

  • Para reduzir custos trabalhistas, quando possível, estabelecer escalas de sobreaviso, ao invés de escalas de plantão. Envolver os gestores (não sujeitos à custos de plantão) no processo de escalonamento.
  • Dar sempre a opção de não atender a chamada ao funcionário de sobreaviso, do contrário, o funcionário que tem que atender ao cliente estaria oficialmente de plantão, pois não pode se ausentar das atividades do trabalho para realizar as pessoais e etc.
  • Garantir o atendimento 24h, profissionalizando a 1ª linha que atende o cliente, antes de consultar o técnico e transferir a chamada.
  • Passar a gravar as chamadas dos clientes para o plantão. Toda vez que o técnico escolher não atender, a empresa terá provas consistentes de que o funcionário não estava de plantão.

Estratégias drásticas:

Menos recomendadas, a não ser em caso de mercados e características específicas da função.

  • Não fornecer telefones celulares.
  • Limitar o acesso dos funcionários a e-mails, fora do horário de expediente.
  • Cancelar a modalidade de home-office, com a esperança de se ter maior controle.

Receba uma proposta 1 minuto

Preencha o formulário a seguir para receber a proposta em seu e-mail

Receber proposta